O blog do Nill Junior recebeu a confirmação de que o Secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, anuncia amanhã em Serra Talhada a construção de dez leitos de UTI no Hospital Regional Emília Câmara.

A chegada das unidades era uma cobrança da sociedade afogadense e atenderá também o Médio Pajeú. Com as UTIs do Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada, fecham um cinturão importante de cobertura na região.

Os 10 leitos de UTI deverão inclusive ter suporte de terapia renal substitutiva. André Longo já falou dessa possibilidade na coletiva de ontem.

“Às vezes as pessoas não tem a real noção do que é abrir um leito de UTI. Abrimos mais de mil leitos nos últimos quatro meses, uma operação complexa para estruturar equipamentos e equipes altamente especializadas”.

O anúncio coincide com a cobrança de respostas pela falta do equipamento na unidade. Elas se acentuaram nos últimos dias em episódios como a morte de Roseane Oliveira, 32 anos, que faleceu aguardando um leito de UTI.

Longo voltou a detalhar as entregas em Serra Talhada e Petrolina, com os hospitais de campanha de Serra Talhada e Petrolina e a primeira etapa do Hospital Governador Eduardo Campos com 30 leitos de UTI. “Estamos para anunciar vagas novas em Afogados da ingazeira”, disse, referindo-se ao HR Emília Câmara.

O Blog já havia  adiantado que na quarta (22), engenheiros da Organização Social Hospital do Tricentenário estiveram no Hospital, justamente para realizar estudos de um projeto arquitetônico para implantação de uma UTI na unidade.