Coronavírus

Falta da CoronaVac tem atrasado a aplicação da segunda dose em municípios de Pernambuco

223Visualizações

Com a falta de estoque da CoronaVac, a aplicação da segunda dose da vacina foi interrompida em alguns municípios pernambucanos. Nesta segunda-feira (10) Recife e algumas cidades da Região Metropolitana retomaram a vacinação, logo após recebimento de nova remessa de 40,6 mil doses do imunizante no último final de semana. Porém a quantidade ainda não é o suficiente para suprir a necessidade no Estado. 

Embora o quantitativo possibilite que os municípios consigam avançar na segunda dose dos idosos, o secretário estadual de Saúde, André Longo, reiterou a advertência feita pelo governador, lembrando o passivo do Ministério da Saúde com o Estado, de mais de 71 mil doses da Coronavac/Butantan para finalização dos esquemas vacinais. “Esperamos que novas remessas cheguem o quanto antes, para que possamos ofertar a proteção adequada para a população”, reforçou o secretário de Saúde.

Ao todo, Pernambuco Pernambuco recebeu 3.182.580 vacinas contra a Covid-19, sendo 1.830.160 da CoronaVac/Butantan, 1.288.070 da AstraZeneca/Fiocruz e 64.350 da Pfizer/BioNTech.

Recife 

A capital pernambucana recebeu 7.610 doses da vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, no último final de semana. Com isso, foi retomado nesta segunda-feira (10) o cronograma de aplicação de segundas doses desse imunizante nos grupos elegíveis.
De acordo com o município, entre  os dias 29 de abril e 9 de maio foram reagendadas 21 mil pessoas. O reagendamento foi feito de maneira automática pelo ConectaRecife. Atualmente Recife realiza a vacinação com AstraZeneca e Pfizer vem sendo realizada normalmente de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30.

Paulista

A aplicação da segunda dose também retornou nesta segunda-feira (10) em Paulista. Porém as 1.500 doses da CoronaVac recebidas não foram suficientes e os novos lotes do imunizante acabaram no primeiro dia da retomada. Com isso, a vacinação com o imunizante está suspensa. Para retomar a segunda dose do imunizante, o município do Paulista aguarda o envio de uma nova remessa por parte do Governo Federal.

Jaboatão dos Guararapes

Em Jaboatão a aplicação da segunda dose não foi interrompida. As 2.973 doses da CoronaVac recebidas no final de semana já estão sendo utilizadas para completar o esquema vacinal de quem recebeu a primeira dose do imunizante. De acordo com o último boletim, emitido no sábado (8), foi verificada a necessidade de 13.858 doses para completar o esquema vacinal do público que recebeu a primeira dose da CoronaVac.

Ipojuca

Apenas 220 doses do imunizante foram recebidas por Ipojuca. Com isso, não há doses suficientes para voltar a fazer agendamento. As doses recebidas serão aplicadas em pessoas que estão acamadas e para quem mora na zona rural de difícil acesso que estão aguardando a segunda dose.
De acordo com o município, foi solicitado ao Governo do Estado mais 2.700 doses para finalizar essas segundas doses atrasadas. Por enquanto está sendo aplicada a AstraZeneca para pessoas com mais de 60 anos e pessoas com comorbidades.

Olinda

O imunizante acabou nesta segunda-feira (10). A Secretaria de Saúde do município direciona o reagendamento de quem está com agendamento no cartão de vacinação para a segunda dose da vacina através do  (81) 9.91113743. 

Igarassu

Igarassu recebeu 420 doses e necessita de 6.943 para completar o esquema de vacinação no município. Atualmente os idosos acima dos 70 anos são prioridade na segunda dose. De acordo com o secretário de saúde de Igarassu, Igor Morais, o agendamento não é necessário. Folha PE