Economia

Famílias de baixa renda tem alívio nas despesas após queda na conta de luz

492Visualizações

Estudos revelam que inflação vem diminuindo o ritmo ao longo das últimas semanas. Nessa semana, o Instituto de Pesquisa Econômica (Ipea) apresentou um novo relatório onde mostra as variações do mercado nacional. Segundo os dados, a conta de luz para a população de baixa renda ficará menor. Além disso, há outros valores em queda.

Um dos principais efeitos financeiros do novo coronavírus foi a forte crise econômica que vem afetado todo o país. Da classe baixa até a mais alta, a população vem sentindo o peso da inflação em uma série de serviços como alimentação e até mesmo na conta de luz. No entanto, conforme contabilizou Ipea, as próximas semanas podem ser positivas.

População de baixa renda tem conta de luz reduzida

Nos últimos 12 meses a inflação vem afetando fortemente a população mais pobre do país. Para esse grupo, houve um acréscimo de 6,20% nos valores de uma série de produtos e serviços.

Na conta de luz, porém, foi possível registrar uma deflação de 5,6% para as próximas semanas, o que significa que as cobranças poderão vir mais baratas.

Para quem vive de aluguel, há também boas notícias. A inflação caiu em 1,58% desde dezembro de 2020, alterando ainda o preço do botijão de gás e dos alimentos como: o arroz (baixou de 3,84% para 0,24%), carnes (3,58% para -0,08%), frango (2,75% para -0,07%), leite (157% para -1,35%) e óleo de soja (4,99% para -1,08%).

 

Fonte: FDR