Sertão

Ouricuri e Afogados avançam para a Etapa 10 e todo Estado se iguala no Plano

382Visualizações

A partir desta segunda-feira, todas as Gerências Regionais de Saúde (Geres) do Estado vão estar na mesma etapa do Plano de Convivência com a Covid-19. As Geres com sedes em Ouricuri e Afogados da Ingazeira, no Sertão, vão ter permissão para abertura de parques de diversões, temáticos e similares. As regiões são as últimas a ingressarem na Etapa 10 do Plano. Essa etapa permite ainda uma ampliação da capacidade do setor de eventos, que vão poder funcionar com 50% da capacidade ou no máximo 300 pessoas. 23 municípios do Sertão poderão avançar para a nova fase.

Com a igualdade das etapas das regiões, o Estado fica mais próximo da Fase Azul do Plano, que é chamada de “Novo Normal”. A expectativa da gestão estadual é que a partir do dia 3 de novembro, Pernambuco já esteja iniciando a Etapa 11, que faz parte da Fase Azul. Ao chegar nesse momento, todas atividades econômicas estarão autorizadas a funcionar, desde que respeitem os protocolos gerais e específicos na sua atuação. 

Na Etapa 10, os parques de diversões poderão funcionar com 50% da capacidade de público, distanciamento social de um metro e meio nas áreas comuns e de 1 metro entre as pessoas dentro dos brinquedos. Será obrigatório também a higienização de todos os equipamentos após a utilização. 

Os 23 municípios beneficiados com esse avanço vão ter permissão ainda para a ampliação da capacidade de lotação para 50% em cinemas e teatros. Também está permitida a venda e consumo de alimentos e bebidas, como pipocas e refrigerantes, dentro das salas de exibição nas cidades autorizadas. 

Eventos corporativos, culturais e sociais tem nessa etapa a capacidade aumentada para até 300 pessoas ou 50% da capacidade do espaço (o que for menor). Apesar do aumento, o limite de horário permanece o mesmo, das 6h até a meia-noite. 

Os protocolos de segurança, higiene, comunicação e monitoramento de cada setor, já foram divulgados pelo Governo do Estado, por meio do site www.pecontracoronavirus.pe.gov.br

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, os avanços mostram um controle da pandemia em Pernambuco. 

“Essa é a 43ª semana epidemiológica e os números se mantem em queda e podemos validar o avanço para a Etapa 10 das geres de Ouricuri e Afogados da Ingazeira. Estamos conseguindo implantar o plano, com protocolos gerias e específicos, dando possibilidade de voltar, gerar renda, mas com cuidado, para evitar a proliferação do coronavírus”, contou. 

Schwambach aponta também que a fase chamada de “Novo Normal” representa um bom momento de retomada da economia. “Essa é a fase onde todos as atividades econômicas estão permitidas a funcionar, mas com protocolos seguidos à risca. Nesse novo normal, vamos continuar a dialogar com setores produtivos e fazendo ajustes nas cargas, como capacidade, horário, mas sempre de acordo com dados da pandemia”, disse.

 

Fonte: Folha PE